terça-feira, 21 de abril de 2015

SUSPENDERÃO OS JARDINS DA BABILÔNIA, SEGUINDO A LÓGICA DOS DESCONTENTES, SERÁ QUE AS NOVELAS DEVEM MESMO RETRATAR A REALIDADE E QUE SÃO RESPONSÁVEIS PELO RUMOS DO COMPORTAMENTO SOCIALl? É A VIDA QUE IMITA A ARTE?

Pela primeira vez na história o horário nobre da Rede Globo está realmente ameaçado. Entre canais pagos, séries americanas e seus poucos concorrentes no canais abertos, a emissora vinha resistindo heroicamente com altos índices de audiência. Até que começou a crise da novela Babilônia.
O drama todo permeia diante da falta de retidão e cumprimento dos “bons costumes” dos personagens da novela, que dariam mau exemplo às famílias brasileiras. Mas péra, quando que alguma novela foi politicamente correta?
Até onde me recordo, as novelas consistem basicamente em uma mocinha tentando ser feliz, e uma vilã valendo-se de todas as mais terríveis artimanhas para tomar/ arruinar o que é seu. Ao menos novelas costumavam ser assim, pois é necessário um enredo, uma problemática, para haver história.
Eu nem quero entrar no mérito da “instituição familiar”, até porque a família, desde que me conheço por gente, já aderiu tantas variáveis quanto possível. Meus pais continuam casados e comemoraram 35 anos de casamento, mas definitivamente não é o usual. Os beijos gays já geraram grandes expectativas, causaram frisson inúmeras vezes nas novelas brasileiras, foram prontamente aceitos no BBB14, levando a sister Vanessa à campeã da edição. Não parece haver motivo para a histeria inicial retornar, até porque os selinhos trocados pelo casal de idosas apareceram como um ato de carinho, sempre contextualizados e em segundo plano em relação ao enredo e não mais como chamarizes sensacionalistas para captar novos espectadores. Preguiça de retroceder nessas discussões que já ficaram no ano passado, quando todos torceram pela felicidade do Félix com o sushiman Niko no final de Amor à Vida.
Mas tem algo que está me incomodando nessa discussão toda: Afinal, novela é um entretenimento ou uma história da vida real? É ficção ou deve estar alinhada a uma realidade nua e crua do nosso cotidiano? É a arte que imita a vida, ou a vida que imita a arte?

Porque veja bem quantas novelas fantasiosas já foram veiculadas, e o retorno da Cora repaginada em Império taí para não nos deixar mentir. Pode ser que a novela Babilônia não tenha engrenado pela chatice da mocinha protagonista sem sal e barraqueira de carteirinha, realmente olhar uma novela sem ter por quem torcer é bem frustrante. Agora dizer que a rejeição vem das suas abordagens caricatas e personagens ou muito bonzinhos, ou muito malvados, que passam longe da vida real é uma asneira. As novelas sempre foram assim.
Eu não entendo daonde veio isso, porque a novela tem que necessariamente retratar a vida real? Geralmente as histórias, especialmente as “novelísticas”, são nutridas de exageros, da exaltação de esteriótipos, encontros arranjados e soluções fora da realidade. É justamente essa a graça dos grandes folhetins. Mas se for pra falar do contrário, bom, a novela Avenida Brasil era cheia de terríveis realidades, ódio, vingança e violência, na qual a maldade era a verdadeira protagonista, e ainda assim foi o maior dos sucessos.
Agora, sem aviso prévio, a sociedade resolve se encher de exacerbados pudores e rejeita as histórias que sempre foram grandes clássicos. Histórias de amor, de vingança, de possessão, de discórdia familiar. Babilônia fala exatamente sobre isso: amor, inveja, compaixão, força. Todo aquele clichezão de sempre.
Sim, nos espelhamos nas novelas em relação à moda, música e jargões. Uma vez ouvi do diretor Jayme Monjardim em uma palestra que o público das novelas quer ver riqueza e sonhar com uma vida inatingível. Quem vê novela quer a cor do batom ou do esmalte de tal personagem, a roupa que outra usa, ou o sofá de uma casa cenográfica, e daí pode ser da vilã ou da mocinha, o que importa é que é bonito.
Mas, além disso, as novelas estimulam principalmente discussões e reflexões diante de temas atuais. E parece que essa rejeição que recai sobre a novela Babilônia está mesmo beirando a censura, uma vez que barra importantes debates sobre sexualidade, homossexualidade, prostituição, violência e ateísmo.
Independente da abordagem da novela, não se pode garantir que as pessoas vão transformar seu caráter e suas vidas e desgraçar suas famílias por influência de um folhetim. Esse tipo de afirmação apenas subestima o pensamento crítico do espectador. Não me parece sensato atribuir à novela toda essa responsabilidade sobre a educação.
Se fosse pelos motivos apontados, relativos à deterioração de valores morais e "bons costumes", personagens nem tão "certinhos" assim jamais teriam se sobressaído. O livro 50 Tons de Cinza não estaria levando a mulherada ao êxtase, o matador justiceiro Dexter não seria um anti-herói queridinho e a série Back is the New Orange jamais faria o sucesso estrondoso que fez. Dentro da Globo, emplacou o matador de mocinhas na pele do agora cafetão Bruno Gagliasso da minissérie Identidade e a garota de programa Danny Bond de Felizes para Sempre que surge para sacudir o relacionamento de um casal em crise. As pessoas buscam esses esteriótipos, sim. Então, o que há de errado com Babilônia, afinal?
Existe cada vez mais essa exigência para que as novelas sejam politicamente corretas, sem vilões, sem violência, sem sexo ou bebidas alcoólicas, onde todo mundo é “perfeito” e feliz. No fim das contas, os autores preferiram mudar a história a entrar na briga com seu público. Alias, parece que é uma tendência mundial e os vilões perderam seus postos até nos clássicos Disney, a qual está reformulando suas histórias para mostrar um lado, digamos, mais humano das criaturas do mal. Vide Malévola.

Gerações inteiras vibraram, se emocionaram e sobreviveram às histórias com vilãs malignas a la Odete Roitman sem virar pessoas perversas ou com problemas de caráter por conta disso. E isso acontece justamente porque são apenas histórias, e histórias não necessariamente refletem a vida real. Ninguém é tão bonzinho como as mocinhas, nem tão malvado como os vilões das histórias. Nem tão raso como seus personagens. O ser humano é muito mais complexo do que isso.
O papel da TV é trazer informações, entreter, interagir. Histórias podem, sim, ser politicamente incorretas e podem, acima de tudo, apresentar realidades diversas. O maniqueísmo também é um clássico e não é necessariamente ruim. Além do mais, nem tudo no mundo são flores e acontece da melhor forma, só que nas novelas, se não pegarem o ladrão, tá errado!
Assim como nos filmes, na vizinhança ou qualquer outro cenário q nos distancie do meio em que vivemos, as novelas nos mostram outras possibilidades, a realidade não é estática, e as nossas escolhas continuarão dependendo apenas de nós mesmos. Não dá pra ser tão ingênuo a ponto de dizer que as pessoas são influenciadas cegamente pela TV, no máximo terão novas informações sobre assuntos distantes da sua realidade atual e poderão repensar o rumo de suas vidas diante disso.
O público só quer boas histórias, quer se emocionar, sentir, torcer pelos personagens, ter um momento de descontração. E, especialmente, ter contato com o diferente, uma válvula de escape. Esperar retidão nas novelas só serve pra deixar tudo muito chato. Apenas parem!


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Galera hoje é quinta feira eu já tenho quase 30...
Essa vai para aquelas "garotas" como eu que em uma quinta feira ( no meu caso é hoje )  tem quase 30 anos...
Não é fácil meninas eu sei...
3.0 como dizem por ai!
Será que estou ficando velha? Será que agora os sinais do "tempo" vão aparecer? Será que eu...? São tantas questões, tantas indagações que passam pela minha cabeça, imagino que a de vocês também!
Mas vamos lá, dizem também que a vida começa depois dos 30.
Vamos curtir os últimos dias que nos resta na "casa" dos 20, no meu caso muito pouco mesmo!
Minha ultima quinta feira que posso dizer: "tenho 29 anos"
Meninas, vamos curtir... Vamos curtir os 30 ...


Link: https://youtu.be/tT1MF1sgem4    
Sandy - Aquela dos 30

quarta-feira, 8 de abril de 2015

08 DE ABRIL DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER

Todos nós sabemos que a luta contra o câncer é diária. No Dia Mundial do Combate ao Câncer, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante chamar ainda mais atenção de todas as nações, líderes governamentais e do público em geral para a importância da discussão dessa doença que atinge altos índices.

Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma dimensão maior, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. A OMS estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. O maior efeito desse aumento vai ser em países de baixa e média renda.

No Brasil, no ano de 2012, ocorreram 518.510 casos novos de câncer, incluindo os casos de pele não melanoma, reforçando a magnitude do problema do câncer no país. Sem os casos de câncer da pele não melanoma, estima-se um total de 385 mil casos novos. Os tipos mais incidentes serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon e reto (intestino) e estômago para o sexo masculino; e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon e reto e glândula tireoide para o sexo feminino.

A prevenção ainda é o melhor caminho para se evitar a doença. "Há dois tipos de prevenção: prevenção primária e secundária. A primeira consiste na mudança dos hábitos pessoais de um indivíduo com o objetivo de reduzir a influência dos fatores ambientais causadores de uma determinada doença. A segunda, diferentemente, foca no seu diagnóstico precoce, partindo da premissa de que, quanto antes for feito o diagnóstico do câncer, maiores são as chances de cura do paciente. Isso também tem um impacto econômico, uma vez que os altos custos do tratamento podem ser evitados quando há um programa de prevenção eficiente e de baixo custo", explica o médico oncologista Amândio Soares, da Oncomed BH.