terça-feira, 22 de setembro de 2015

PARA DE SE EXPOR NO FACEBOOK, AMIGA

Não me importo em saber detalhes da infecção urinária recente, dos hábitos de higiene da família e colegas de quarto, nem mesmo de preferências sexuais referentes ao cara que pegou você esta semana. É tudo excesso de informação, claro, mas são coisas com as quais consigo lidar.
Mas essa sua mania de chorar publicamente os pés na bunda devo admitir que me dá nos nervos.
Pra quê tanta exposição, meu Deus? Aonde queremos chegar?
Já no primeiro post nas suas redes sociais ficou bem claro que o amor da sua vida foi-se embora. Juro que lamentei, mesmo sem conhecê-lo, justamente porque via que de alguma forma ele te fazia feliz. Só que aí, amiga, foi quando você começou a publicar 14 vezes por dia mensagens que você finge que são cifradas e que eu finjo que acredito, e que, poxa, primeiro que dão no saco, segundo que cadê seu amor próprio, deve ter ido embora junto com ele.
Não pode.
Óbvio que Facebook, Twitter e afins não são lugar só pra júbilo e contentamento. Eu mesma vivo me queixando da vida em posts fartos de autopiedade e sem um pingo de cautela. Mas o que nos diferencia aqui é que, enquanto eu tô lá fazendo piada comparando a lancheira podre do meu afilhado com a da filha da Bela Gil, culpando o fato de eu ser uma madrinha desleixada pela má alimentação do menino e ai ai ai coitada de mim mesma blábláblá, Você está aí arregaçando o coração pra que todo mundo veja.
E, por mais que sua lista de amizades anuncie 700 indivíduos, é importante que você se lembre de que nem 10% deles são seus amigos de verdade. Cabem nos dedos duma mão os que vão passar a mão no telefone para oferecer ajuda ao ler sua última postagem dizendo que “não tá fácil ser eu neste momento”.
Os outros - que nem seu número têm, que dirá empatia pela sua dor – vão apenas dar um like e partir pro próximo assunto. No máximo, vão sentir dó. E, amiga, há poucas coisas mais deprimentes nesta vida do que ser motivo de pena de alguém.
As tentativas desesperadas de suprir o buraco aberto pelo fim do relacionamento viram, com suas diárias sugestões de pauta, tema de debate nas rodas de amigos próximos, que vão comentar entre si sobre o fracasso da sua união.
Se isso ainda conseguisse trazê-lo de volta, não é mesmo?
Mas não vai, e você já sabe disso. Assim como já sabe que, de bom mesmo, virar assunto na mesa de bar não traz é nada, exceto julgamentos que te deixam nua e pronta para ser queimada viva.
Lugar de curar dor de amor, minha flor, é no consultório da terapia. Ou em casa, refletindo e olhando pra dentro. Se for pra contar pros amigos, que seja numa conversa franca e particular, sem curtidas ou compartilhamentos.
Autoconhecimento é o único caminho para superar um coração partido, e isso não tem nada a ver com o número de joinhas e carinhas de triste que um post no Facebook consegue.
Campanha por mais atividades que tragam alegria e por menos nudez emocional nas redes sociais. Por mais deixa o tempo passar e por menos lutar contra o inevitável. É esta a fórmula mágica da cicatrização.
A fórmula que, quando você menos esperar, amiga, vai te fazer operar milagres. Tipo trocar aquela foto falseta do perfil, em que você aparece fingindo que superou, por um retrato lindo com um sorriso de verdade, daqueles sorrisos de quem é, e não de quem só parece ser.


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

5 SUPER-HEROÍNAS QUE MERECIAM MAIS DESTAQUES NAS HQS

Quando se fala em super-heroína, qual a primeira que lhe vem a mente? Mulher Maravilha? Viúva Negra? Batgirl? Já faz um bom tempo que as personagens femininas tem ganhado espaço no mundo das HQs e, mais recentemente, no cinema.
O filme da Mulher Maravilha, com Gal Gadot, já está devidamente marcado, bem como Capitã Marvel, do estúdio concorrente. E claro, a Viúva Negra da Scarlett Johansson chuta muitas bundas desde sua estréia no Universo Compartilhado Marvel.
Mas nem só de DC Comics e Marvel é feita a indústria dos quadrinhos. Acompanhe outras 5 super-heroínas que merecem um destaque maior – quem sabe até uma adaptação cinematográfica.

LORD FANNY
Nascida Hilde Morales, no Brasil, Lord Fanny se tornou uma super-heroína da DC Comics no fim da década de 90. Neto de uma poderosa bruxa, Hilde teve o sexo alterado pela própria avó, uma vez que homens não são capazes de herdar as habilidades mágicas de sua linhagem.
A personagem teve um histórico com prostituição antes de se tornar uma heroína integrante da equipe Os Invisíveis. Com poderes mágicos incríveis, Fanny ganhou destaque dentro da editora.


PRIYA
A graphic novel Priya’s Shakti, de Ram Devineni, Lina Srivastava e Dan Goldman, conta a história de uma mulher indiana que foi estuprada e se tornou super-heroína após o incidente.
Acusada pelos anciões de sua vila de ter provocado os estupradores, Priya fugiu para a floresta, onde foi abençoada pela deusa Parvati, que entrou em seu corpo para se vingar dos estupradores. E isto é só o começo. A trama ainda envolve outros deuses indianos em uma mitologia riquíssima. A HQ foi inspirada no caso de uma estudante que morreu após sofrer um estupro coletivo em um ônibus na Índia.

ALANA
Alana é uma extraterrestre da revista em quadrinhos Saga, de 2012. Vencedora de um prêmio Hugo de ficção cientifica, a HQ trata de um casal de duas raças opostas que se vê em meio de uma guerra intergalática. Alana se vê no meio deste conflito ao se casar com Marko. Seus dois hobbies preferidos são livros e sexo, e ela é capaz de qualquer coisa para salvar a filha. A HQ chegou ao Brasil no ano passado.

QAHERA
Qahera é uma webcomic produzida por Deena Mohamed, uma jovem egípcia de 19 anos. A trama acompanha Qahera, uma super-heroína muçulmana que combate o assédio sexual e outras violências contra a mulher em seu país de origem. A personagem não tem poderes, mas manipula uma espada como ninguém, além de ser uma mestre de lutas. A série, que começou como uma brincadeira entre amigos, logo se tornou um fenômeno mundial.

THOR
Em 2014 a Marvel causou muito alvoroço ao anunciar que o herói Thor seria agora uma mulher. Mesmo sendo muito criticada, a nova super-heroína arrasou nas vendas e se tornou um sucesso e, inclusive, ultrapassou o antecessor no número de vendas. Recentemente, a identidade secreta da heroína foi revelada como sendo Jane Foster, ex-namorada terráquea do Deus do Trovão, interpretada por Natalie Portman nos filmes do MCU.