terça-feira, 19 de julho de 2011

DICA LITERÁRIA


Guerrilha do Caparaó, a primeira guerrilha contra a ditadura


Vinte homens, maioria ex-militares, que participaram da primeira guerrilha contra a ditadura militar no Brasil. Apoiados por Leonel Brizola, dois anos depois do golpe de 1964, exilados no Uruguai, tentaram estabelecer um foco na serra do Caparaó, na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais. Uma tentativa de recriar, no Brasil, uma Sierra Maestra, uma guerrilha como a cubana, que a partir de um pequeno grupo bem articulado promoveu uma revolução.  Enfrentaram os militares e a policia, como não bastasse   a falta de experiência em sobrevivência no ambiente da ação, também os morados do local. Em 1º de abril de 1967 os guerrilheiros foram capturados, numa emboscada organizada pela PM mineira.

Essa História, a nossa história estava esquecida. Caparaó: a primeira guerrilha contra a ditadura, resultado  do trabalho do jornalista José Caldas da Costa, é o mais completo relato dessa história. Ele é nascido no ano de 1960, natural da cidade de Alegre/ES, Escreveu para as principais revistas do Espírito Santo, atuou como repórter, redator e chefe de sucursal de A Gazeta (ES) e redator de O Globo, e voltou ao jornal A Tribuna como editor, respondendo por cinco anos (1996-2001) pela coluna política Plenário.

O livro narra as histórias desses ex-militares, cuja luta contra seus antigos comandantes assume o simbolismo de um embate entre subalternos e chefes. Descreve as articulações internacionais, o envolvimento do governo de Cuba, que treinou parte dos guerrilheiros, e a preparação da resistência.
 
O que esses homens fizeram na juventude? Onde erraram? Onde acertaram? O que fizeram depois da prisão? E, principalmente, o que sentem em relação à democracia brasileira, pela qual ousaram lutar?



Ficha Técnica
Título: Caparaó: a primeira guerrilha contra a ditadura
Autor: José Caldas da Costa
Prefácio: Carlos Heitor Cony
Páginas: 336
ISBN: 978-85-7559-095-9
Preço: a definir
Editora: Boitempo
www.boitempoeditorial.com.br

Sites

http://blogs.estadao.com.br/luiz-zanin/a-guerrilha-de-caparao-em-questao/

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=88132340

Nenhum comentário:

Postar um comentário