quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Falsidade


Creio que este e um assunto que interessa a todos, vivemos hoje em uma sociedade onde muitas pessoas são quase forçadas a agir com falsidade, e claro que também tem aqueles que já são falsos por natureza. Essa parece ser a ética do mundo o grande jurista brasileiro Rui Barbosa certa vez afirmou, dentre outras coisas, que de tanto ver triunfar a mentira e a falsidade, tinha ate vergonha de ser honesto.   

Esta semana uma revista regional publicou uma matéria escrita pela Dr. Sabrina Almeida Mariano (Psicóloga clinica e organizacional) com o seguinte titulo “Xô Falsidade” onde ela nos ajuda a entender e a tomar cuidados com esse certo tipo de pessoas, a palavra falsidade tem o significado que diz respeito a tudo que não e verdadeiro, a falta de autenticidade, e é considerado um distúrbio da personalidade porque o falso é alguém que na sua frente age de uma maneira e por trás muda seu jeito de agir, é alguém que se comporta de acordo com o seu interesse.  Pense bem: ao longo de sua vida quantas pessoas falsas cruzaram seu caminho? Às vezes faltam dedos nas mãos para concluir a soma. Quase todos já fomos vitimas de pessoas falsas e interesseiras, muitas vezes pessoas em quem confiamos. Ao descobrir o falso sempre nos perguntamos, como fomos capazes de tanta inocência ao ponto de confiar em alguém motivado pela inveja? Sim, esse é o sentimento que os inspira, existe uma tese defendida por Alexandre Bez (psicólogo e especialista em relacionamentos) pessoas falsas são pessoas frustradas e profissionalmente, econômica, pessoal, intelectual e ate mesmo sexualmente.

Para que tomar cuidado com essas pessoas de caráter duvidoso segue a baixo algumas das principais características desse tipo de pessoa.

-Uma pessoa falsa não consegue conversa olhando no seu olho0 por muito tempo, tenta direcionar o olhar para as laterais, menos nos seus olhos.
-Quando você conta uma noticia de uma vitoria sua ela apenas te cumprimenta com um simples aperto de mão, nunca com um sorriso largo e esboçando contentamento sobre sua vitoria.  
-Sempre duvida quando você conta sua conquista pessoal ou profissional e age de forma agressiva.
-Quando você consegue algo ela logo muda de comportamento, e na maioria das vezes para te agradar e bajular excessivamente.
-Quando questionado se gostou de algo que você comprou recentemente, passa a vista por todos os lados e gesticula de forma frenética ao responder
-Por fim quer saber se uma pessoa e sincera? Conte algo inofensivo a ela e aguarde alguns dias. Se a historia cair na boca do povo, abra os olhos com essa pessoa.

A falsidade não e uma doença e sim um distúrbio de personalidade que requer ajuda psicológica quando o paciente se conscientiza de sua condição e busca ajuda profissional.  

2 comentários: