quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mensagens eróticas por SMS ou Internet podem ser consideradas traição ou intimidade?

Por Cristiano Oliveira

Fonte: G1


Nos dias de hoje a tecnologia e uma grande forma de unir casais, inúmeros casais se conheceram através de sites de relacionamentos e redes sociais. A tecnologia vem dando oportunidades a milhões de pessoas darem o primeiro passo em um relacionamento, principalmente as mais tímidas. A psicóloga America Lisa Firestone, especialista em relacionamentos postou em um site Americano um texto onde ela fala sobre as questões das mensagens eróticas.
Segundo ela com os smartphones e internet, as possibilidade de flertes agora são infinitas. Isso pode ser saudável quando se trata de manter viva a centelha entre um casal e também pode ser bom para duas pessoas se conhecerem. O chamado “sexting” - mensagens eróticas -, pode ser positivo quando o flerte se transforma em ação, segundo a psicóloga. "Mas se torna um problema quando os dispositivos se tornam um substituto para o verdadeiro relacionamento", relatou. Lisa Firestone acredita que existem quatro elementos, que ela chama de "os quatro Ds", com os quais há de se ter cautela: Distração, Desconexão, Dessensibilização e Desonestidade.

Distração – Dispositivos hoje são grandes meios de distração dos desafios de um relacionamento. E muitas vezes se passa muito mais tempo em um smartphone, celular, computador, etc. do que com a pessoa ao lado da cama.
"Uma conexão danificada com alguém pode nos fazer olhar com excitação ou romance para outros lugares, como Twitter, Facebook, ou ex-namorados cujos números estão convenientemente programados em nossos celulares. Esta comunicação nem sempre leva à infidelidade, mas a distração só nos impede de reparar a ligação que temos com nossos parceiros. Isso limita a nossa capacidade de sintonizar com nossos parceiros e ser sensível às suas necessidades. Tempo gasto com os dispositivos podem nos impedir de tomar o tempo para falar através de problemas, resolução de questões, ou simplesmente passar o tempo desfrutando uns dos outros", disse.
    
Desconexão - "O grande problema de flertar via e-mail, SMS, ou chat é que ele pode ser altamente impessoal. Muitos dos exemplos que temos visto de "sexting" parecem cruzar a linha de real até a fantasia total. O problema é que muitas vezes as pessoas preferem a ilusão inebriante. Os relacionamentos trazem desafios reais que podemos facilmente evitar em um mundo cyber".

Dessensibilização - "A tecnologia tem uma capacidade destrutiva. A gratificação instantânea invadiu nossas casas sob a forma de aplicações, lojas online, jogos, vídeos, mídias sociais e muito mais. Raramente temos que enfrentar nossos medos no Facebook. Qualquer atividade que usamos para cortar as emoções negativas tem o infeliz efeito de diminuir as emoções positivas também. Isto pode ser particularmente desgastante para os nossos relacionamentos íntimos. Se usarmos o pouco de energia que nos resta no final do dia para responder e-mails ou navegar na web, pense que estamos sacrificando iniciação, afeto e paixão".

Desonestidade: "Uma das desvantagens mais evidentes da Internet é que, em muitos relacionamentos, tem se criado um ambiente de decepção e desconfiança. Nós agora não só vivemos em um mundo onde as pessoas muitas vezes encontram algo na web que confirma suas suspeitas. As pessoas têm usado a tecnologia não apenas para escapar do mundo real, mas para enganar".

"Isso pode acontecer quando substituímos a emoção de um flerte secreto para a paixão que já sentiu em seu relacionamento. Ele pode até mesmo ocorrer quando nos enganamos ao achar que as pessoas que encontramos online são perfeitas ou superiores ao nosso relacionamento real. Neste sentido, podemos usar diferentes graus de "sexting". De qualquer forma, estamos evitando a verdade, preferindo a ilusão do que a realidade que temos".

Por fim, Lisa Firestone avisa que a solução para o problema da tecnologia invadindo as relações pessoais está longe de ser desesperadora. Em cada caso individual, deve-se examinar como ele (ou ela) usa a tecnologia e se o uso é distanciamento dele (ou dela) de um ente querido. A psicóloga ainda conclui dizendo que se pode usar a tecnologia para se aproximar ao invés de se afastar do seu relacionamento.






5 comentários:

  1. Sabrina Martins ja q tocaram no assunto Mensagens eróticas por SMS ou Internet, se vc recebesse umas mensagens eróticas o q vc faria ??

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs...
    Assim primeiro eu iria ficar meia sem jeito, rsrsr, mas também depende muito de quem mandou!

    ResponderExcluir
  3. se fosse uma mensagem anônima que vc naum soubesse de quem era, dizendo exemplo: q vc tem um bumbum lindo e os seios tbm q queria transar com vc essas coisas assim??

    ResponderExcluir
  4. eu ignoraria essa pessoa ... ahhh uma pessoa que não e capaz de chegar e falar o que quer de cara, ele não e capaz de nada!

    ResponderExcluir
  5. caraca cris arrasando nas palavras

    ResponderExcluir